sábado, 16 de março de 2013

1ª Proposta - Relatório fotográfico




Durante a recolha fotográfica deparei-me com este acessório de mobilia, usado para colocar velas, cuja forma é o conjunto de formas básicas da comunicação visual, ou seja, o objeto "como um todo é formado por partes interatuantes, que podem ser isoladas e vistas como inteiramente independentes, e depois reunidas num todo" (DONDIS, 1991).

É de referir a importância do pormenor já que se não fosse para o trabalho da disciplina nunca dispendaria algum tempo a reparar em como quase tudo é constituído pelos elementos base da comunicação visual.

"Não se devem confundir os elementos visuais com os materiais ou meio de expressão, a madeira ou a argila, a tinta ou o filme. Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direcção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento." (DONDIS,1991).

Nesta fotografia podemos ver que este acessório é basicamente constituído pela linha e por um circulo. Podemos ainda encontrar o elemento cor que neste caso é a cor preta, movimento, dimensão e direcção que são criados pelo formato ondulado da linha - “Nas artes visuais, a linha caracteriza-se por nunca ser estática, mas apesar de possuir liberdade e flexibilidade, tem um propósito e direção.” (DONDIS, 1991).

Por último e comportando-se como elemento secundário podemos ainda ver outra das formas básicas como plano de fundo: a textura. "A textura é o elemento visual que com frequência serve de substituto para as qualidades de outro sentido, o tato. (...) Onde há uma textura real, as qualidades táteis e óticas coexistem" (DONDIS, 1991).

Como conclusão fiquei a perceber que maior parte das coisas que nos rodeiam, das simples às mais complexas, são construídas, de base, através das formas básicas da comunicação visual.

Sem comentários:

Enviar um comentário