terça-feira, 16 de abril de 2013

Proposta 2 - Tipografia

Tipografia a cor


Tipografia a preto e branco

Memória Descritiva

 "I have a dream that one day this nation will rise up and live out the true meaning of its creed: «We hold these truths to be self-evident: that all men are created equal.»

I have a dream that one day even the state of Mississippi, a desert state, sweltering with the heat of injustice and oppression, will be transformed into an oasis of freedom and justice.

I have a dream that my four children will one day live in a nation where they will not be judged by the color of their skin but by the content of their character.

I have a dream today.

I have a dream that one day every valley shall be exalted, every hill and mountain shall be made low, the rough places will be made plain, and the crooked places will be made straight, and the glory of the Lord shall be revealed, and all flesh shall see it together. "

                                                                                                                                      Martin Luther King

A segunda proposta e no âmbito da disciplina de Design de Comunicação Visual, consistiu na realização de uma infografia recorrendo apenas a elementos tipográficos, onde a letra desempenhou um papel fundamental.

Começamos por entender o que é a tipografia e percebemos que é "o arranjo de tipos, é a selecção da fonte, altura da letra (point size), largura da linha, espaçamento entre-linha (leading) e espaçamento entre-letras (kerning). Isto tudo visa melhorar a legibilidade do texto a ser escrito, facilitando o entendimento dele além de providenciar um conforto aos olhos de quem lê." (in http://design.blog.br/design-grafico/o-que-e-tipografia.).

Depois de adquirida a noção do conceito passamos à fase da escolha do texto em que nos iriamos basear. O texto que escolhi foi parte do discurso de Martin Luther King onde ele fala sobre a vontade que tem que o seu país seja um país de igualdade, justiça e liberdade.

Comecei por desenhar uns lábios que representariam os lábios do orador mas acabei por fazer um decalque da face de Martin Luther King, onde todos os elementos faciais são compostos pelas palavras que fazem parte da frase emblemática "I have a dream". É ainda de realçar o pormenor da palavra "dream" estar evidenciada no centro dos olhos de Martin Luther King, para representar a ânsia que este tinha de chegar a todos através das suas palavras.

Depois de concluido o retrato, coloquei ao lado e em forma de círculo o resto do excerto que seleccionei onde as partes mais importantes do discurso estão todas evidenciadas através de tamanhos diferentes, espessura e também o tipo de letra. Utilizei diferentes tipos de fontes para primeiramente conferir fluidez e ritmo ao texto e depois para simbolizar a ideia que Martin Luther King pretendia transmitir, que a diversidade não significa inferioridade. Ainda em relação ao destaque dado a certas palavras/frases do texto, existe uma que está mais evidenciada que todas as outras já que sintetiza todo o discurso, "I HAVE A DREAM TODAY".

Em torno do excerto e também em forma de circulo para representar a unificação e a comunhão do inicio e do fim que são os mesmo, coloquei mais uma vez e de forma a realçar a ideia principal a frase "I have a dream".

Já no campo das cores, utilizei a cor preta tanto no retrato como no texto porque apesar de ser um discurso com o objetivo de provocar mudanças, é um discurso prejurativo na medida em que Martin Luther King falou dos defeitos da sociedade. Como cor de fundo recorri à cor marron com o objetivo de ser uma chamada de atenção.

Sem comentários:

Enviar um comentário